25 de jan. de 2011

Vistos grátis para os peregrinos da JMJ

O ministro da Presidência, Ramón Jáuregui, reuniu-se esta manhã com uma delegação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Vaticano, para tratar da colaboração que oferecerá o Governo central à organização deste encontro internacional, que se celebrará em Madrid de 16 a 21 do próximo mês de Agosto, e que reunirá cerca de um milhão e meio de jovens de todo o mundo.

Atualmente já se inscreveram 240.000 jovens de todo o mundo, dos quais 23.000 procedem de países de fora do espaço Schengen, em especial Hispano América e África. Segundo o procedimento habitual seguido por outros países neste tipo de jornadas, decidiu-se expedir os vistos para os peregrinos gratuitamente. Esta concessão segue os requisitos habituais para este tipo de processos.

Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, uns 6.000 efetivos das forças e corpos de segurança do Estado garantirão a segurança dos participantes. São sete os ministérios que colaboram na organização da JMJ: Exterior, Trabalho, Cultura, Interior, Defesa, Fomento e Presidência. O Ministério da Defesa cedeu o uso do aeródromo de Cuatro Vientos para a vigília e a missa com o Santo Padre, nos dias 20 e 21 de Agosto. Por sua parte o Ministério da Cultura está a trabalhar diversas propostas para dar a máxima difusão à cultura madrilena e espanhola entre os participantes na Jornada.

Esta reunião de trabalho teve lugar no contexto da visita a Madrid de Alberto Gasbarri, o coordenador das viagens do Papa. Assistiram também à reunião o Núncio de sua Santidade em Espanha, monsenhor Renzo Fratini; o cardeal de Madrid, Dom António Mª Rouco Varela; o coordenador geral da JMJ, Dom César Franco; o director executivo da Jornada Mundial, Yago de la Cierva; assim como a subsecretária da Presidência, Soledad López Fernández.

18 de jan. de 2011

Juventude poderá ser tema da CF 2013

O Setor Juventude da CNBB está organizando um abaixo-assinado para solicitar aos bispos que escolham a juventude com tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A meta é reunir um milhão de assinaturas até o dia 17 de abril de 2011.

Na carta que anuncia a petição, o bispo referencial do Setor Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, pediu o envolvimento de todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades e organismos na causa.
“Temos muitos motivos para fazer este pedido aos nossos pastores, mas ele só se tornará realidade se você colaborar, espalhando por todo Brasil – em nossos grupos, encontros, assembleias, retiros, eventos, escolas, universidades e paróquias – esta petição”.
Há quase duas décadas
Em sua trajetória de 46 anos de história, a Campanha da Fraternidade já abordou a juventude como tema. Foi em 1992, com o lema Juventude Caminho Aberto. O objetivo geral propôs “que a Igreja e as pessoas de boa vontade se comprometam com a juventude, como agente de uma nova evangelização e como força transformadora da Igreja e da sociedade”.

Papa João Paulo II é o padroeiro da Jornada Mundial da Juventude

O presidente do Pontifício Conselho para Leigos, cardeal Stanislaw Rylko anunciou na última sexta-feira, 14 que o papa João Paulo II, após a beatificação no dia 1 de maio, será o novo padroeiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O anúncio foi feito em Madri, Espanha, onde acontecerá a Jornada Mundial da Juventude entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano.
“Estamos felizes de termos entre os nossos padroeiros também João Paulo II”, disse dom Ryłko. O anúncio da escolha do novo padroeiro foi anunciada após a segunda reunião preparatória com a participação de delegados de 84 países e 44 movimentos e associações de todo o mundo.
Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo papa João Paulo II em 1985 e aconteceu pela primeira vez em 1986, em Roma. Desde então, vem sendo feita, em média, a cada dois anos em diversos países e com temas propostos pelos papas, que marcam presença no evento.
“A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”, disse o papa João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia.
Durante a JMJ, jovens do mundo inteiro participam de shows, catequese, adoração, missas e palestras. Tudo isso em diversas línguas. Na última edição, que aconteceu em 2008, na Austrália, o evento reuniu mais de 1 milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite à juventude mundial.