28 de fev. de 2011

Encontro com jovens que participarão da JMJ e interessados

Convite:
Jovens,
Vocês que participarão da JMJ e todos os interessados na Jornada, estão convidados a participar de um encontro no Centro Cultural Poveda, no dia 16 de abril, às 16 horas.
O objetivo do encontro é oferecer alguns conhecimentos sobre Madrid e também sobre São Pedro Poveda (fundador deste instituto que trabalha com jovens). 
Na sequencia, às 20 horas, haverá um Show Musical com o Músico Nando Penteado, que tocará MPB e uma "Rumba a Poveda".

As inscrições para o dia poderiam ser feitas por telefone até uma semana antes do evento pelo telefone (19)3236.4121 ou 3237.5617.
O Centro Poveda fica na Rua Dr. Quirino, 1733, Centro.

17 de fev. de 2011

Papa peregrino recebe mochila da JMJ

O Papa Bento XVI recebeu a mochila oficial da Jornada Mundial da Juventude que se celebrará em Madrid de 16 a 21 de agosto próximo.

Bento XVI estará em Madrid de 18 a 21 de agosto para presidir o encontro que deve reunir dois milhões de jovens de todo o mundo.

O Arcebispo de Madrid, Dom Antonio María Rouco Varela, entregou ao Papa a mochila e seus complementos durante a audiência no Vaticano para informar o Pontífice sobre os preparativos para a Jornada.

A bolsa oficial de Madri 2011 é vermelha e amarela, as cores da bandeira espanhola, e traz um terço, o livro do peregrino, um guia, uma cópia do ‘Youcat’, o catecismo para os jovens (com o prefácio escrito por Bento XVI) e o passe para o transporte público na capital espanhola.
Contém ainda um leque e um boné para proteger os participantes das altas temperaturas do verão madrilenho.

O ‘YouCat’ é um catecismo para jovens preparado pelo cardeal-arcebispo de Viena, Dom Christoph Schonborn. No prefácio, Bento XVI pede aos jovens que “não fujam” da Igreja. O Papa assinala que todo mundo sabe “como a comunidade de fiéis ficou ferida nos últimos tempos pelos ataques do mal e pela infiltração do pecado no coração da Igreja”.

Com estas palavras - na mesma linha do discurso feito em Portugal em maio de 2010 - Bento XVI volta a condenar os casos de abusos e insiste – assim como o fez em Lisboa – que o sofrimento da Igreja “vem de seu interior, dos pecados que existem nela”.

A Jornada Mundial da Juventude de Madri tem como lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”.

6 de fev. de 2011

Anfitriões e uma grande festa de Fé

Não é preciso muita coisa para colaborar com a JMJ, só pôr mãos à obra! É o caso da Paróquia de San Antonio de las Cárcavas, uma igreja minúscula, situada perto da feira de exposições da IFEMA (Madrid). As famílias que ali acorrem sonham com a expansão da paróquia num futuro próximo, tendo maior capacidade e instalações. No entanto, a escassez material não é obstáculo para que tanto o pároco – Padre Ángel –como os paroquianos tenham começado a promover a próxima Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, com afinco e entusiasmo, com a consciência de que todos os madrilenos serão anfitriões desta grande festa de fé.

Há algumas semanas, um dos membros da equipa de Comunicação da JMJ foi convidado por esta paróquia a expor o significado deste encontro mundial e os detalhes do seu desenvolvimento. “Quando cheguei fiquei muito alegre ao comprovar o empenho das pessoas: vi um pai de família com os seus filhos numa escada colocando as lonas da campanha de “Acolhimento das Famílias” na fachada desta igreja provisória madrilena”, explicou Gabriel.

Todos podem ajudar
Não é um exagero dizer que todos os membros da paróquia estão implicados na difusão da Jornada Mundial. Patrícia, uma das jovens da paróquia, está a dedicar parte do seu tempo à distribuição de cartazes da Jornada Mundial em muitos colégios do bairro de Hortaleza. Algumas mães ofereceram-se para colaborar na colocação de posters em colégios de outras zonas de Madrid. Conchita converteu a garagem de sua casa no ‘quartel-general’ para armazenar o material promocional das jornadas, já enrolado e pronto para ser distribuído. Para além disso, a paróquia tem desde há algumas semanas uma pessoa responsável pelo “Acolhimento das Famílias” e está empenhada em conseguir casas do bairro que possam oferecer uma cama aos jovens peregrinos, vindos de todo o mundo.

Nesta pequena mas grande paróquia – como em muitas outras da capital – já se vive a JMJ com uma grande expectativa. “Ao terminar a minha intervenção, a dona de um cabeleireiro, disse-me que irá acolher oito peregrinos e aceitou a possibilidade de ser protagonista de um anúncio que será feito em sua casa. Disse-me: ‘farei o que for preciso, animarei com o meu testemunho muitos madrilenos, para que acolham jovens vindos de todas as partes em suas casas’”, recorda Gabriel.

Até o próprio Padre Ángel, que foi missionário durante muitos anos no Peru e já assistiu a várias Jornadas Mundiais da Juventude, está a pensar na possibilidade que muitos jovens sejam instalados em tendas de campanha no espaço em frente à igreja, que está situada no meio de um parque. “Seria possível, comenta orgulhoso e entusiasmado, porque a igreja dispõe de um simples duche onde se poderiam assear”.

Como se vê, em San Antonio de las Cárcavas (e no resto das paróquias da comunidade de Madrid), estão a preparar-se para a avalanche de peregrinos que viajará até à nossa grande cidade no próximo Verão. O nosso mote “Muitos poucos fazem muito” está a converter-se cada vez mais numa realidade palpável.

Fonte: site Oficial da JMJ

Faltam 200 dias para a JMJ

Só faltam 200 dias para o grande acontecimento do ano: a Jornada Mundial da Juventude, e a cidade de Madrid espera por ti. Milhares de famílias e igrejas já se estão a preparar para o grande acontecimento. Só na cidade de Madrid há 476 paróquias, e são quase 700 em toda a Comunidade de Madrid… muitas delas já se ofereceram como lugares para receber peregrinos e estendem nas suas fachadas enormes cartazes de boas vindas, que indicam que estão a rezar e a preparar-se para a chegada de participantes de todo o mundo para a JMJ! Também se está a trabalhar na iluminação dos lugares emblemáticos de Madrid, como o Museu do Prado, a Bolsa, o Palácio dos Correios, a Casa da América.

Além disso queremos que o acolhimento ao Papa seja inolvidável: centenas de motards de toda a Europa se ofereceram para acompanhar o Santo Padre desde o aeroporto de Barajas até à praça de Cibeles, e os colégios e os bairros combinarão a decoração dos edifícios e pontes do percurso… até chegar à Porta de Alcalá, onde, debaixo dos cinco arcos, se encontrará com jovens dos cinco continentes. E o mais provável é que seja a Guarda Real quem escoltará o Santo Padre até à sua chegada ao estrado, enquanto a patrulha acrobática Águia do Exército do Ar, pinta no ar as cores das bandeiras do Vaticano e de Espanha.