Não é preciso muita coisa para colaborar com a JMJ, só pôr mãos à obra! É o caso da Paróquia de San Antonio de las Cárcavas, uma igreja minúscula, situada perto da feira de exposições da IFEMA (Madrid). As famílias que ali acorrem sonham com a expansão da paróquia num futuro próximo, tendo maior capacidade e instalações. No entanto, a escassez material não é obstáculo para que tanto o pároco – Padre Ángel –como os paroquianos tenham começado a promover a próxima Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, com afinco e entusiasmo, com a consciência de que todos os madrilenos serão anfitriões desta grande festa de fé.
Há algumas semanas, um dos membros da equipa de Comunicação da JMJ foi convidado por esta paróquia a expor o significado deste encontro mundial e os detalhes do seu desenvolvimento. “Quando cheguei fiquei muito alegre ao comprovar o empenho das pessoas: vi um pai de família com os seus filhos numa escada colocando as lonas da campanha de “Acolhimento das Famílias” na fachada desta igreja provisória madrilena”, explicou Gabriel.
Todos podem ajudar
Não é um exagero dizer que todos os membros da paróquia estão implicados na difusão da Jornada Mundial. Patrícia, uma das jovens da paróquia, está a dedicar parte do seu tempo à distribuição de cartazes da Jornada Mundial em muitos colégios do bairro de Hortaleza. Algumas mães ofereceram-se para colaborar na colocação de posters em colégios de outras zonas de Madrid. Conchita converteu a garagem de sua casa no ‘quartel-general’ para armazenar o material promocional das jornadas, já enrolado e pronto para ser distribuído. Para além disso, a paróquia tem desde há algumas semanas uma pessoa responsável pelo “Acolhimento das Famílias” e está empenhada em conseguir casas do bairro que possam oferecer uma cama aos jovens peregrinos, vindos de todo o mundo.
Nesta pequena mas grande paróquia – como em muitas outras da capital – já se vive a JMJ com uma grande expectativa. “Ao terminar a minha intervenção, a dona de um cabeleireiro, disse-me que irá acolher oito peregrinos e aceitou a possibilidade de ser protagonista de um anúncio que será feito em sua casa. Disse-me: ‘farei o que for preciso, animarei com o meu testemunho muitos madrilenos, para que acolham jovens vindos de todas as partes em suas casas’”, recorda Gabriel.
Até o próprio Padre Ángel, que foi missionário durante muitos anos no Peru e já assistiu a várias Jornadas Mundiais da Juventude, está a pensar na possibilidade que muitos jovens sejam instalados em tendas de campanha no espaço em frente à igreja, que está situada no meio de um parque. “Seria possível, comenta orgulhoso e entusiasmado, porque a igreja dispõe de um simples duche onde se poderiam assear”.
Como se vê, em San Antonio de las Cárcavas (e no resto das paróquias da comunidade de Madrid), estão a preparar-se para a avalanche de peregrinos que viajará até à nossa grande cidade no próximo Verão. O nosso mote “Muitos poucos fazem muito” está a converter-se cada vez mais numa realidade palpável.
Fonte: site Oficial da JMJ
Este é o blog da JMJCampinas que acompanhou os jovens da Arquidiocese de Campinas e região na JMJ Madrid 2011. A ideia, no início do projeto com o jornalista e peregrino Fabiano Fachini, era acompanhar apenas os jovens de Campinas, mas o blog virou referencia sobre o tema JMJ e Juventude. Agora o blog virou site e está disponível no www.jmjcampinas.org.br com acessos do mundo todo e com temas regionais, nacionais e internacionais que envolvem a juventude e a JMJ. Seja bem vindo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário