10 de ago. de 2010

História da JMJ em datas e números

Texto por Fabiano Fachini

A Jornada Mundial da Juventude pode ser considerada a maior concentração de jovens do mundo. Milhares de homens e mulheres acolhem o convite do Santo Padre o Papa para peregrinar a uma cidade do mundo e mostrar a sua fé em Cristo. O encontro acontece a cada dois anos em uma cidade sede. A próxima Jornada será realizada em Madrid. A capital da Espanha receberá a XII Jornada Mundial da Juventude.

Confira um pouco da história da JMJ em números, datas, temas, hinos e curiosidades.


I JMJ: "Resta qui con noi"
A primeira Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Roma, na Itália. O tema do hino da JMJ foi "Resta qui con noi". Foi a primeira experiência em reunir jovens peregrinos com o Santo Padre o João Paulo II. Mas a surpresa estaria por vir na JMJ Internacional, reunindo jovens do mundo inteiro, como aconteceu em 1987.

II JMJ: “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1 Jo 4, 16)
A primeira convocatória de jovens a nível internacional para uma JMJ foi em 1987, em Buenos Aires, Argentina. Essa foi a II Jornada Mundial da Juventude. A Jornada foi celebrada entre os dias 11 e 12 de Abril tendo como tema “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1 Jo 4, 16). Um milhão de jovens se fizeram presentes na capital Argentina e cantaram o Hino "Un Nuevo Sol".

III JMJ: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6)
Dois anos mais tarde, em 1989,Santiago de Compostela, na Espanha, a convite de João Paulo II, recebeu a III JMJ. A Jornada aconteceu entre 15 e 20 de Agosto. Cerca de 400 mil peregrinos se reuniram na capital galega para ouvir o Pontífice falar sobre “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6) e cantaram o Hino "Somos Jóvenes del 2000".

IV JMJ: “Vós recebestes um espírito de filhos” (Rom 8, 15)
A cidade de Czestochowa, na Polônia, recebeu em Agosto de 1991 a JMJ com o tema “Vós recebestes um espírito de filhos” (Rom 8, 15). Neste primeiro encontro do Papa com jovens em um país da Europa de Leste, mais de 1 milhão e 600 mil peregrinos dos cinco continentes ouviram João Paulo II falar e orientar a partir das palavras de São Paulo. A Jornada foi animada com o Hino que inibiu a pronuncia, mas não a alegria dos jovens: "Abba Ojcze".

V JMJ: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10)
Já no ano de 1993, a JMJ voltou as Américas para ser celebrada em Denver, nos EUA. O tema escolhido foi “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). O Pontífice João Paulo II falou diante dos 500 mil jovens no Colorado, que pela primeira vez participaram na “Via Crucis” de uma JMJ. Neste ano, os jovens animaram o encontro a partir da música do Hino "We are One Body".

VI JMJ: “Tal como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo 20, 21)
O continente asiático foi o próximo a receber a JMJ. Jovens de todo o mundo se reuniram em Manilha, nas Filipinas, em 1995, cantando o Hinio "Tell the eorld of his love". Sendo a JMJ mais numerosa, reuniu cerca de 5 milhões de jovens que rezaram com o Papa João Paulo II e meditaram sobre as palavras do Evangelista São João: “Tal como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo 20, 21).

VII JMJ: “Mestre, onde moras? Vem e verás” (Jo 1, 38-39)
A Europa volta em 1997 a ser o cenário da JMJ. Em agosto deste ano a cidade de Paris, na França, recebeu 1 milhão e 200 mil peregrinos para meditarem sobre o tema “Mestre, onde moras? Vem e verás” (Jo 1, 38-39) e cantaram embalados pelo Hino "Maítre et Seigneur, venu chez nous".

VIII JMJ: “O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14)
A imponente Roma (Itália) recebe, dois anos mais tarde, em 2000, cerca de 3 milhões de jovens peregrinos para a JMJ. Aproveitando o Jubileu do ano 2000, o lema da Jornada foi : “O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Neste ano, o HIno que embalou os peregrinos foi "Emmanuel". Uma jornada marcada por momentos especiais, não poderíamos deixar de fora a Vigília de Oração e Eucaristia de encerramento presididas por João Paulo II, em Tor Vergata, que os jovens participaram de alma e coração.

IX JMJ: “Vós sois o sal da terra. vós sois a luz dói mundo” (Mt 5, 13-14)
Na cidade de Toronto, no Canadá, em 2002, 800 mil jovens estiveram reunidos para meditar as palavras do evangelista São Mateus: “Vós sois o sal da terra. vós sois a luz dói mundo” (Mt 5, 13-14). O Hino deste ano foi "Light of the world". Esta foi a última JMJ presidida por João Paulo II, que veio a falecer em abril de 2005, poucos meses antes da décima Jornada.

X JMJ: “Viemos adorá-lo” (Mt 2, 2)
Em Colónia, na Alemanha, em 2005, 2 milhões e 530 mil jovens receberam de braços abertos o novo Pontífice, o Papa Bento XVI, que comprovou como os jovens da Igreja permaneciam fiéis ao seu encontro com o Sucessor de Pedro. A cidade que recebe como missão guardar as relíquias dos Três Reis Magos inspirou a escolha do tema da Jornada: “Viemos adorá-lo” (Mt 2, 2). Neste ano, os jovens foram recebidos com o Hino "Venimus adorare eum".

XI JMJ: “Recebereis a força do Espírito, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1)
A cidade australiana que teve a honra de celebrar a Jornada Mundial da Juventude em Julho de 2008 foi Sidnei. Aproximadamente 300 mil peregrinos se reuniram em torno do tema “Recebereis a força do Espírito, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1). Os jovens foram ao encontro para cantar animados pelo Hino, talvez, mais bonito de todas as Jornadas: "Receive the Power".

XII JMJ: "Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé (Col 2,7)
Em 2011 a Jornada Mundial da Juventude chega a Madrid, capital da Espanha. Entre os dias 16 e 21 de agosto jovens peregrinos do mundo todo estarào reunidos para celebrar a Jornada com o tema "Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé" (Col 2,7). O Hino ainda não foi divulgado, mas assim que divulgado publicaremos no blog.
A reprodução é permitida, desde que citada a fonte: autor e blog.

Nenhum comentário: